Página Inicial

Carta de Apoio ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS

Compartilhe este post

Ofício 019/2022

São Paulo, 22 de julho de 2022.

À Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS

A/C: Prof. Dr. Pe. Sergio Eduardo Mariucci
Magnífico Reitor

C/C: Prof. Dr. Guilherme Trez
Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais

Recebemos recentemente a notícia da suspensão e descontinuidade do Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da UNISINOS.
Entendemos a complexidade da decisão, bem como os diversos fatores envolvidos e da dificuldade do processo.

A ANPCONT – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis atua há 17 anos em prol do desenvolvimento acadêmico e científico da Pós-Graduação
no Brasil, sendo o interlocutor entre os PPGs da área, comunidade acadêmica e CAPES e CNPq.

A UNISINOS sempre teve e tem um papel fundamental neste processo, não apenas como um dos nossos PPGs associados, mas como um dos Programas Fundadores da ANPCONT, em 2005.

A relevância do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS é indiscutível para a evolução científica da área em todo o Brasil. Atualmente, o vosso programa tem Nota 5 na CAPES, consolidado no cenário nacional, que há mais de 20 anos vem formando mestres e doutores, não somente para o Estado do Rio Grande do Sul, mas para os diversos Estados da Federação. Ressaltamos que área ainda é carente de docentes e profissionais qualificados.

A UNISINOS tem o único programa de Doutorado em Ciências Contábeis no Estado do Rio Grande do Sul e é um dos 4 programas com doutorado na região sul do Brasil, em conjunto com a UFPR-PR, FURB-SC e UFSC-SC.

Por este motivo, a descontinuidade deste programa será muito sentida por toda a comunidade acadêmica e profissional de Contabilidade do país, dada a capilaridade e abrangência dos egressos da UNISINOS.

Cabe ressaltar ainda que, em termos de engajamento das políticas de ensino da pósgraduação, a ANPCONT perde um associado tão importante, que além de membro fundador da nossa associação, contribuiu com os quadros da diretoria em dois mandatos de Presidente com o Prof. Ernani Ott, bem como em dezenas de outras funções, como a atual participação do Prof. Carlos Diehl no Comitê Executivo da Associação e do Prof. Clóvis Antônio Kronbauer no Conselho
Fiscal.

Ressaltamos a autonomia do Conselho Universitário da UNISINOS quanto à decisão, mas, em nome dos pesquisadores, professores, profissionais e estudantes em Ciências Contábeis de todo o Brasil, gostaríamos que os aspectos relatados fossem considerados em prol da importância da continuidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS, para o desenvolvimento científico e profissional de uma área que ainda carece de grandes contribuições,
como as que foram dados pelos pesquisadores da UNISINOS em mais de duas décadas. Certos de que este pedido será refletido pela gestão da UNISINOS, desde já a ANPCONT e seus associados se colocam a disposição para que a referida decisão de suspensão e descontinuidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS seja revertida, em prol da pesquisa e da Ciência.

Atenciosamente,

Diretoria da ANPCONT 2022-2023

Edilson Paulo – UFSC
Diretor Presidente

Delci Grapegia Dal Vesco – Unioeste
Diretora Científica

Simone Leticia Raimundini Sanches – UEM
Diretora Administrativo-Financeiro

Marcelo Botelho da Costa Moraes – USP-RP
Diretor de Relações Institucionais

Explore outras notícias

Sem categoria

Novo Coordenador de Área na CAPES

O Prof. Márcio André Veras Machado, professor do PPGCC/UFPB, é o novo representante da área 27 Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo