Página Inicial

Áreas Temáticas e Modalidades

Áreas Temáticas e Modalidades

Auditoria e Tributos (AT)

Coordenação:
Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo (UFBA) e Prof. Dr. Vagner Antônio Marques (UFES)

Envolve pesquisas sobre temas contemporâneos, incluindo a asseguração de informações financeiras e não financeiras, o impacto da Indústria 4.0 na auditoria e sistemas de controles internos e tributários. Também abrange questões relacionadas a mudanças normativas e legislativas em auditoria e tributação, seus impactos práticos, o uso de tecnologias emergentes como inteligência artificial na auditoria, sustentabilidade e ESG, tributação digital, tributação em um contexto globalizado, práticas de governança tributária, e outros tópicos emergentes.

Contabilidade Financeira (CF)

Coordenação:
Prof. Dr. Denis Dall Asta (Unioeste) e Prof. Dr. Renê Coppe Pimentel (USP)

Esta área abrange pesquisas relacionadas à elaboração e divulgação dos relatórios financeiros, incluindo aspectos de reconhecimento e mensuração de elementos contábeis, regulação e prática contábil, previsibilidade e aspectos qualitativos dos lucros e dos demais elementos das demonstrações financeiras e a implicação da informação contábil na avaliação econômica e financeira e na tomada de decisão pelos usuários externos.

Finanças e Mercados Financeiros (FMF)

Coordenação:
Profa. Dra. Neyla Tardin (FUCAPE) e Prof. Dr. Tarcísio Pedro da Silva (FURB)

Seja sobre Finanças privadas ou públicas, corporativas ou comportamentais com os temas que abordem as discussões de centralidade em estrutura de capital, desempenho financeiro e/ou de mercado sobre decisões financeiras organizacionais. Com base na Trade-Of Theory, Pecking Order Theory, Behavioral finance theory, Efficient markets, custo de transação, stakeholders.

Ainda, investimentos, mercado de capitais, educação financeira, tópicos contemporâneos em finanças.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenação:
Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM) e Profa. Dra. Viviane da Costa Freitag (UFPB)

Compreende o campo de estudos e pesquisas relacionados ao caráter interdisciplinar da controladoria e contabilidade gerencial. Abrange, mas não se restringe, ao estudo de temas como: controladoria aplicada às organizações privadas, públicas, e do terceiro setor, gestão da cadeia de produção, gestão de custos, planejamento e controle orçamentário, sistema de controle gerencial, aspectos comportamentais e contabilidade gerencial, avaliação de projeto de investimentos, sistema de informação gerencial, contabilidade gerencial e a economia digital, controle gerencial e sustentabilidade organizacional, profissão e atuação do controller, entre outros temas emergentes relacionados à controladoria, contabilidade e o controle gerencial. Incentiva-se a realização de investigações a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, como forma de promover o estudo das temáticas abrangidas por este tema.

Contabilidade e Setor Público (CSP)

Coordenação:
Profa. Dra. Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos (UFPE) e Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo (USP/RP)

Envolve pesquisas relacionadas ao setor público: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal (mecanismos de gestão do endividamento e limites fiscais), controladoria, custos e desempenho do setor público, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, pesquisas com abordagens históricas, orçamento público como mecanismos de controle fiscal, transparência e atuação de mecanismos de controle (interno, externo e social). São bem-vindas pesquisas com diferentes epistemologias, metodologias e lentes teóricas.

Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC)

Coordenação:
Profa. Dra. Bruna Camargos Avelino (UFMG) e Prof. Dr. Juliano Lima Soares (UFG)

Contempla o campo de pesquisa, de desenvolvimento e de estudos organizacionais sobre temas relacionados a: Gênero; Sexualidades; Classe Social; Raças e Etnias; Etarismo (preconceito relacionado à idade); Capacitismo (preconceito relacionado às deficiências); Diferentes Culturas e Religiões; (Re)Produção das Desigualdades na Profissão Contábil; Violências Simbólicas e Não-simbólicas; Interseccionalidade; Imbricamento. Estende-se para estudos com/sobre/em comunidades indígenas e comunidades quilombolas, reflexões sobre novas formas de colonialismo e as possibilidades de vozes subalternas em contabilidade, e sobre saberes subalternos. Inclui também estudos sobre, mas não limitados à: O impacto das políticas de diversidade, gestão da diversidade e a inclusão de diferentes grupos sociais; Contabilidade como forma de combater desigualdades sociais; Formas de contabilidade emancipatória, utópica e visionária; Práticas de Empoderamento; Regimes de (In)equidade; Políticas e iniciativas relacionadas a Maternidade/Paternidade; Pedagogia Queer; e Perspectivas Queer. Abarca estudos que busquem gerar reflexões sobre a importância da inclusão e da diversidade no desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das organizações e da sociedade, a partir de uma Práxis LGBTQIA+, Práxis Ética, e Liderança Feminista. A área temática está aberta para abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas e para estudos nos paradigmas pós-positivista, interpretativo e crítico de pesquisa contábil. Recepciona também estudos teóricos e bibliográficos, em especial revisões de literatura, além de abranger outras formas de escrita, como, por exemplo, a escrevivência, e a escrita feminista.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenação:
Profa. Dra. Ducineli Régis Botelho (UnB) e Profa. Dra. Elisabeth de Oliveira Vendramin (UFMS)

Enfoca pesquisas quantitativas e/ou qualitativas relacionadas à construção do conhecimento científico em Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Na temática de Educação, são esperados estudos sobre: formação e profissão docente, desenho e execução dos projetos pedagógicos dos cursos, prática pedagógica em aulas presenciais e virtuais, competências docentes e discentes, e temas emergentes em Educação Contábil.

No âmbito da Pesquisa, espera-se estudos que desenvolvam, no cenário contábil: o uso e a aplicação das diversas abordagens metodológicas, técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, das diferentes perspectivas teóricas e paradigmáticas, da avaliação de pesquisas científicas e de aspectos éticos da pesquisa e temas emergentes da área temática.

Tópicos Especiais de Contabilidade (TEC)

Coordenaçao:
Profa. Dra. Nayane Thais Krespi Musial (UFPR) e Prof. Dr. Paulo Henrique Nobre Parente (UFC)

Destinada a abordar tópicos, não abrangidos pelas demais áreas, que tratam da interação contabilidade-sociedade: a) Contabilidade e desenvolvimento social e econômico (abrange mas não limitado a ESG/SEA, RI, GRI, ODS, Balanço Contábil das Nações –BCN). b) Accountability, governança e Demonstrações contábeis para prestação de contas de entidades do terceiro setor e outras entidades privadas e públicas. (abrange, mas não limitado a Entidades Esportivas, Federações, Confederações, ONGs, Fundações e IES). c) Uso de tecnologia na contabilidade (abrange mas não limitado a IA, Machine Learning, Redes Neurais, Sistemas Inteligentes). d) Crime e Contabilidade (abrange mas não limitado a Fraudes, Canais de Denúncia, Whitleblowing, Compliance, Investigação e Pericia, Organizações Criminosas, Lavagem de Dinheiro, Corrupção, papel da auditoria e demais gatekeepers).

Casos para Ensino (CE)

Coordenação:
Profa. Dra. Edvalda Araújo Leal (UFU)

Casos para ensino possuem objetivo educacional, orientado para aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de determinada disciplina. O caso para ensino é uma modalidade de trabalho que abrange um relato de uma situação vivenciada por um profissional e/ou organização. O caso deve apresentar um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, envolvendo conteúdo específico de uma determinada área e/ou interdisciplinar. Sugerimos que os casos para ensino a serem submetidos, sigam a seguinte estrutura: Introdução, Contexto do Caso; Dilema do Caso; Fechamento do Caso; Anexos e/ou Apêndices; Notas de Ensino.

Observação: os casos submetidos devem seguir as orientações específicas indicadas no menu Formatação de Trabalhos – Casos para Ensino.

Todas as áreas temáticas

Modalidade: Artigos Tecnológicos (AT)

Coordenação:
Profa. Dra. Marta Cristina Pelucio Grecco (Fipecafi)

A busca da interação entre teoria e prática tem se intensificado ultimamente no Brasil. O artigo tecnológico é uma das formas de possibilitar essa interação, pois seu conteúdo tem ênfase profissional.
Os artigos tecnológicos são orientados para o uso e devem apresentar a seguinte estrutura: Introdução, que deverá apresentar o contexto e a realidade investigada e a situação problema e/ou oportunidade de melhoria relacionada ao contexto apresentado; Diagnóstico da situação problema e/ou oportunidade, que deverá conter embasamento teórico-científico para sustentar o diagnóstico apresentado; Análise da situação problema e/ou oportunidade de melhoria e propostas de inovação/ intervenção/ recomendação; Conclusões e contribuições tecnológicas e sociais.

Modalidade: Iniciação Científica (IC)

Coordenação:
Profa. Dra. Maria Ivanice Vendruscolo (UFRGS)

Fomentar a pesquisa científica para estudantes de graduação e ou recém-formados, a exemplo de trabalho de conclusão de curso e projetos de iniciação científica, com a supervisão de um a dois professores orientadores em qualquer uma das sete áreas temáticas no congresso. Da mesma forma, promover integração acadêmica entre estudantes de graduação e de pós-graduação.

São áreas temáticas da Iniciação Científica: Auditoria e Tributos (AT); Contabilidade Financeira e Finanças (CFF); Contabilidade e Setor Público (CSP); Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC), Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC) e Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC).

Modalidade: Consórcio Doutoral e Mestral

Coordenação:
Prof. Dr. Renato Henrique Gurgel Mota (UFRN)

Discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado de alunos de PPGs, com o objetivo geral de contribuir para a evolução da pesquisa na área contábil e, em particular, para a qualidade das dissertações e teses a serem defendidas. Envolve todas as áreas temáticas.