Página Inicial

Artigo Tecnológico

Orientação para apresentadores de Artigo Tecnológico

Clique no botão ao lado para baixar o template do PPT do Congresso

Orientações para apresentadores e debatedores

Atenção às orientações para as apresentações de sessões de trabalho da modalidade Artigos Tecnológicos (TECNO).

 

Orientação para apresentadores de sessões de Artigos Tecnológicos

Pedimos gentilmente que o(a) apresentador(a)

  • envie com antecedência mínima de 24hs os slides de apresentação em formato pdf ou ppt para o coordenador da modalidade de Artigos Tecnológicos, Prof. Danilo Soares Monte-Mor ([email protected]).

Além disso, solicitamos que o(a) apresentador(a) compareça para a atividade com antecedência a fim de:

  • inserir a apresentação no computador/equipamento da sala;
  • realizar testes de equipamento e material;
  • contribuir para que as sessões iniciem sem atrasos.

 

Abaixo compartilhamos informações sobre os procedimentos para apresentação dos trabalhos:

  • O trabalho será apresentado em formato de sessão oral, serão oferecidos computador e projetor para a sua apresentação;
  • Sugerimos que leve mais de uma possibilidade de acesso ao seu arquivo (por exemplo: pen drive, armazenamento em nuvem, e-mail).
  • Solicitamos também o envio da apresentação para o coordenador da modalidade ([email protected]) com antecedência mínima de 24hs.
  • O evento dispõe de padronização de apresentação (template para slides). Embora não obrigatório, recomendamos o seu uso. As fontes, cores, tabelas e gráficos podem ser elaboradas livremente pelo autor.
  • Fica a critério dos apresentadores o idioma a ser utilizado para a apresentação dos trabalhos;
  • Haverá sempre um(a) monitor(a) para auxiliar no que for necessário.
  • Preste atenção quanto ao dia e horário da apresentação de seu artigo. Chegue sempre com algum tempo de antecedência para evitar atrasos. Qualquer problema entre em contato com a sala de apoio que ficará no Congresso;
  • As apresentações orais estão organizadas em módulos de 1 hora e 30 minutos, constando de 04 trabalhos nas sessões.

 

Nas sessões com quatro trabalhos, temos 22 min para cada apresentação, sendo:

  1. 10 minutos para a apresentação do trabalho;
  2. 4 minutos de discussão do trabalho pelo professor (a) debatedor (a);
  3. 4 minutos de discussão do trabalho pelo autor (a) debatedor (a) (autores dos demais trabalhos na mesma sessão);
  4. 4 minutos para os questionamentos gerais dos demais participantes.

 

 

Orientações gerais – Autor (a) debatedor (a):

  • É muito importante que cada apresentador(a) leia os demais trabalhos da sua sessão para levar contribuições para melhoria aos outros estudos;
  • Cada apresentador(a) também será debatedor(a) de um trabalho de sua sessão pela sequência apresentada a seguir:
  • A ordem dos trabalhos é muito importante para que todos os autores possam contribuir com os demais trabalhos da sua sessão;
  • O autor/apresentador(a) do 1º trabalho apresentado na sessão debaterá junto com o coordenador/moderador(a) da sessão o 2º trabalho;
  • O autor/apresentador(a) do 2º trabalho debaterá na sessão o 3º trabalho em conjunto com o coordenador/moderador(a) e assim sucessivamente;
  • O autor/apresentador(a) do 3º trabalho debaterá na sessão o 4º trabalho em conjunto com o coordenador/moderador(a) e assim sucessivamente;
  • O autor(a) do último trabalho a ser apresentado debaterá na sessão o 1º trabalho em conjunto com o coordenador/moderador(a) da sessão.

 

Pedimos ao(à) autor(a) debatedor(a) que as contribuições sejam entregues aos(às) apresentadores(as) em formato escrito. Este pode ser via arquivo em pdf. ou word, e deve ser enviada por e-mail para o apresentador logo ao final da sessão, ou se preferirem, podem levar as contribuições em papel para entrega logo após o debate.

 

 

Orientações específicas – tanto para o Autor (a) debatedor (a) quanto para o Professor(a) debatedor(a):

Aos debatedores de cada artigo, pedimos que apresentem as contribuições para o autor(a) apresentador(a) quanto aos seguintes itens:

  • Objetividade na apresentação prática do problema de mercado/tecnológico;
  • Qualidade da discussão técnica/tecnológica/científica utilizada para subsidiar a solução;
  • Adequação, objetividade e clareza na descrição das etapas para a operacionalização do estudo técnico/tecnológico;
  • Adequação das considerações finais para fins de proposição de diretrizes bem definidas de solução para o problema de mercado/tecnológico proposto.

 

 

Ao(À) Coordenador(a)/Moderador(a) da sessão

O(a) coordenador/moderador(a) da sessão será responsável por indicar os trabalhos que serão apresentados, fazer o controle do tempo para discussão de cada projeto, informar no início da sessão o tempo de apresentação, o tempo de debate e o tempo destinado às perguntas do público presente, e fazer o agradecimento inicial e final a todos os participantes da sala.

  • Antes de cada apresentação, o(a) moderador(a) irá informar o título, o(a) autor(a), o(a) orientador(a) e a instituição dos mesmos(as), bem como apresentar quem serão o professor(a) e autor (a) debatedor(a).
  • O(a) moderador(a) irá abrir ao público os 4 minutos para debate, após as considerações do professor debatedor e autor debatedor.

 

A relação de trabalhos que apresentarão nessa modalidade está disponível em Programação TECNO – Artigos Tecnológicos.

Fique atendo sobre o formato da sua sessão. Caso tenha dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected]